História


O Oeste Paulista Esporte Clube foi fundado no dia 13 de dezembro de 2005 pelo meia-atacante Adriano Gerlin, eleito o melhor do mundo Sub 17 há 15 anos. Com a fundação do clube, o jogador, com passagem por grandes clubes como o São Paulo, tinha o objetivo de alavancar o esporte na cidade de Presidente Prudente, onde foi instalada a sede do time.

Ostentando a cor laranja no uniforme principal, o clube logo recebeu um apelido carinhoso da população da cidade, que passou a se referir à equipe como a “Laranja Mecânica”. Assim, o OPEC passou a adotar a Laranja como sua mascote, criando uma identidade que lembra a excelente campanha da seleção holandesa, que usa uniforme laranja, na Copa do Mundo de 1974.

Logo em sua primeira participação em uma competição organizada pela Federação Paulista de Futebol, o Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2006, o Oeste Paulista conseguiu alcançar a oitava posição, deixando para trás equipes tradicionais do Estado de São Paulo. No mesmo ano, a equipe Sub 20 conseguiu chegar ainda mais longe em sua categoria ao ficar com a terceira colocação do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

No ano de 2007, o presidente do clube, Adriano Gerlin, passou a integrar o elenco dirigido por seu irmão, o técnico Juliano Gerlin, conquistando o primeiro lugar e o direito de disputar a Série A3 no ano seguinte. Em 2008, a equipe ficou muito próxima de conseguir um novo acesso, classificando-se para a segunda fase da competição, mas terminou no quarto lugar do grupo.

Em 2009, após alguns problemas de planejamento e uma campanha abaixo das expectativas, o Oeste Paulista foi rebaixado, encerrando sua participação na Série A3 na 17ª colocação.

Antes chamado Oeste Paulista. em 2012 o clube teve seu nome alterado para Grêmio Desportivo Prudente.

Fonte: FPF

Feed Grêmio Prudente