sábado, 27 de abril de 2013

Torcida prudentina confia em boa campanha no Paulista


Foto: arquivo/iFronteira.com
A expectativa dos torcedores para a estreia no Campeonato Paulista da Segunda Divisão deste ano é a de que Presidente Prudente possa contar com uma equipe à altura da estrutura oferecida pela cidade para o futebol profissional. Além dos centros de treinamentos localizados no Jardim Everest, no Estádio Municipal Caetano Peretti e no Parque do Povo, a cidade conta com uma população de potenciais 210 mil torcedores. Para completar, ainda dispõe do Estádio Municipal Prudentão, com capacidade para receber quase 50 mil pessoas em jogos de futebol.

“A estrutura de Prudente é fantástica”, disse o despachante Pedro Alberto Escher, o Piter, que acompanha o futebol profissional da cidade desde 1972. “No interior do Estado de São Paulo, nenhuma cidade oferece o que Prudente tem”. Hoje com 66 anos, ele já foi presidente do extinto Corinthians prudentino entre 1989 e 1990. Figura conhecida nas arquibancadas do Prudentão, Piter costuma assistir a todos os jogos de qualquer equipe profissional que represente a cidade.

O despachante avalia que, se tiver sucesso em acessos consecutivos, Prudente pode colocar um time na Primeira Divisão do Campeonato Paulista dentro de um prazo de três anos.

Para ele, o desempenho do Grêmio Prudente foi prejudicado em 2012, na Segundona, devido a “contratações erradas” de jogadores. “Em 2013, parece que o time vai levantar voo”, acredita. Como forma de mobilizar a torcida, Piter defende que o time tenha um jogador da cidade como “ídolo da casa”.

“Estou super otimista para 2013 e tenho certeza de que o Grêmio Prudente possui 90% de chances de subir para a Série A-3”, arrisca. A estreia neste sábado (27) contra o Tupã, na casa do adversário, vai contar muito para o desempenho do Grêmio no restante da competição, analisa o torcedor. “Ganhando lá, o time vai ter moral para a sequência do campeonato e vai animar a torcida”, opina.

Piter está ansioso em poder acompanhar o dérbi local entre Grêmio e Presidente Prudente Futebol Clube. Nesta primeira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, os confrontos entre os dois times da cidade estão previstos para os dias 11 de maio, às 17h, e 5 de julho, às 19h30. “O dérbi vai ser um atrativo a mais para a torcida”, salienta Piter.

Ele acredita que o Presidente Prudente Futebol Clube tem condições de surpreender na competição. “Dá para esperar coisa boa porque é um trabalho bem feito. Eles treinam com afinco”, disse o despachante sobre a agremiação com sede na Vila Industrial.

Outro fanático torcedor do futebol prudentino é o contador Otacílio Francisco da Costa, de 61 anos. Ainda criança, na década de 1960, ele acompanhou nos próprios campos a fase áurea da Prudentina e do Corinthians. Hoje, resta-lhe a saudade.

Para Costa, o tempo de preparação de 90 dias é um dos pontos fortes do Grêmio para a disputa da Segundona em 2013. O torcedor também está ansioso para o dérbi local. “Vai ser diferente para a torcida”, diz. “Com certeza, a torcida vai comparecer”.

O contador se diz “chateado” com o insucesso do futebol profissional em Prudente em relação a outras cidades inclusive menores do Estado. “Pelo belo campo e pela torcida que tem, Prudente merece um time de alto nível”, enfatiza.


Análise

Para o narrador esportivo Marcelo Sanches, da rádio Globo AM, a direção do Grêmio Prudente acertou ao manter o técnico Jorge Parraga no comando da equipe em 2013, dando sequência ao trabalho iniciado no ano passado.


Segundo Sanches, a tendência é de que o time chegue bem para a estreia na Segundona, após os três meses dedicados somente à preparação. “Minha expectativa é otimista”, afirmou. No entanto, o radialista alerta que a Segundona é um campeonato “difícil” e “longo”.

Em relação ao Presidente Prudente, o narrador destacou o trabalho de formação de novos jogadores realizado pelo clube. “É uma equipe jovem, que entra na competição para mostrar um futebol de formação”, avaliou o radialista.

Com equipe própria, a rádio Globo AM vai transmitir todos os jogos do Grêmio e também trazer informações atualizadas sobre o desempenho do Presidente Prudente na competição.


Fonte: Gelson Netto- iFronteira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed Grêmio Prudente